Cursando Nutrição - Marina Schwantes

by - 11:28

Hoje começo uma série de entrevistas com colegas que acabaram de entrar na faculdade! São vários cursos diferentes e a cada 15 dias postarei uma nova entrevista. São as mesmas 10 perguntas para todas! É muito bom perceber a diferença entre cada curso, cada faculdade e cada personalidade.

Inaugurando essa nova série, entrevistei a Marina, uma menina doce, meiga, criativa e como vão perceber, apaixonada pelo curso dela! A Marina é uma daquelas pessoas que você tem vontade de colocar em um potinho de tão fofa. Ela cursa Nutrição na faculdade Univar, em Barra do Garças- Mato Grosso. Falando nisso, ela escreve um blog (Diário de uma nutri), vale a pena entrar e ver muitas dicas de alimentação e conhecer um pouquinho melhor sobre ela! 





1- O que você sentiu no seu primeiro dia de aula?

Meu curso é noturno, então imaginem a tortura que foi acordar de manhã e ter que esperar o dia todo para ir para o primeiro dia de aula, mal consegui comer durante o dia. Assim que cheguei na faculdade fiquei perdida, não sabia nem para onde ir, demorei para encontrar a sala, e assim que entrei minha ficha caiu, percebi que uma nova etapa da minha vida estava prestes a começar e eu não tinha para onde fugir. Um turbilhão de sentimentos me fazia tremer, eu não sabia o que fazer nem mesmo o que sentir, era uma mistura de desespero com empolgação. Confesso que senti medo, muito medo, não só no primeiro dia de aula, mas pelo menos até as duas primeiras semanas. Mas hoje já estou tranquila, me acostumei com as novas matérias e professores e fiz amizades, já não sinto mais medo, só felicidade.


2- Do que você mais sente falta da escola?

Sinceramente, não sinto muita falta da escola. Sinto falta dos meus amigos, sinto de conseguir me dar bem com toda a sala e poder ser quem eu sou sem sentir vergonha. Sinto falta dos recreios (e de poder falar recreio sem ser julgada) e, principalmente, das manhas que eu passava conversando com minhas amigas sem sentir culpa por estar perdendo conteúdo. Sinto falta de não ter o peso da responsabilidade nas costas. 


3- Você está gostando do seu curso?

Eu estou amando meu curso e a cada dia que passa sinto que amo mais.


4- Em qual área (especialidade) você pretende atuar?

Eu pretendo ter clinica própria, sempre foi meu sonho. Eu já consigo até imaginar como meu consultório vai ser, inclusive já tenho uma coleção de coisas para decora-lo futuramente. Além disso, pretendo me especializar em nutrição familiar e nutrição infantil. 



5- Como você decidiu que faria esse curso? Quando tomou essa decisão?

Foi uma decisão extremamente difícil, acredito que para todo mundo que está nessa fase. Há uns dois anos passei por uma fase bem complicada quando decidi emagrecer, mas consegui superar e seguir em frente com sabedoria, graças a nutrição. Eu lia e lia todo o tipo de informaçõessobre nutrição e aos poucos fui conhecendo cada vez mais os alimentos e todos seus benefícios e malefícios. Consequentemente, as pessoas a minha volta começaram a me perguntar algumas coisas e pedirem dicas. Eu adorava responder, adorava saber que eu estava ajudando alguém. E foi  que eu percebi que era isso que eu queria para minha vida. 



6- Qual foto representa o seu curso? Porque acha isso?

  
Definitivamente essa imagem representa meu curso e toda sua filosofia. Os alimentos não são apenas fonte para suprir nossas necessidades fisiológicas ou para nos trazer prazer, os alimentos são fonte de saúde e prosperidade. Então, devemos escolher os alimentos com extrema sabedoria. 


7- Como você se vê profissionalmente daqui a 15 anos?

Eu me vejo muito bem reconhecida. Eu estou me dedicando ao máximo desde o primeiro ano do meu curso e vou me dedicar ainda mais nos próximos que virão, porque eu sei exatamente o que quero, eu quero e vou ser a melhor!


8- Você conhece alguém que é formado nesse curso? Essa pessoa serviu como inspiração na hora da escolha?

Conheci e passei por vários nutricionistas, mas posso dizer com toda certeza que minha atual nutricionista inspirou. Ela é uma excelente profissional e sou muito grata a ela. Ela é mais que uma nutricionista, é uma psicóloga, uma amiga. E é assim que eu quero ser, quero poder realmente ajudar as pessoas a se sentirem melhor, assim como ela me ajuda.


9- Qual a sua atual grade curricular? Qual matéria você mais gosta? E a que menos gosta?

Minha grade curricular esse ano é bem extensa, tenho dez matérias: citologia e histologia; nutrição humana; economia; bioquímica e metabolismo de alimentos; saúde coletiva; introdução à nutrição e legislação profissional; genética e embriologia; antropologia e sociologia; anatomia humana; e avaliação nutricional. Definitivamente não consigo escolher a matéria que mais gosto, juro. Porém não sou muito fã de economia, não tem muito a ver com a área, há muitos termos chatinhos, além de ser 100% teórica, mas eu entendo a importância da matéria e me dedico igualmente à ela.

10- Se o seu curso não existisse, qual outro você faria?
Sinceramente eu não me imagino em outro curso, não mesmo, acredito que nasci para fazer nutrição. Mas caso não existisse eu procuraria um curso parecido, talvez na área da saúde também, porque poder ajudar os outros é algo que me gratifica muito.

You May Also Like

0 comentários