REDAÇÃO: Redução da maioridade penal

by - 16:19



TEMA: A redução da maioridade penal contribuirá para a diminuição da criminalidade no Brasil?


    O Brasil possui altos índices de criminalidade, sendo estes o resultado da má distribuição de renda, do tráfico de drogas e, principalmente, das falhas do sistema educativo. Portanto, para atenuar este conflito social no qual os jovens estão cada vez mais inseridos, é preciso que o governo desenvolva novas políticas a partir da colaboração social.
     O pensamento de controlar o número de delitos a partir da instituição da maioridade penal aos 18 anos de idade, foi válido no século XX. Entretanto, com o acesso às mídias digitais e o incremento tecnológico-informacional em vários setores, o jovem do século XXI começa a ter consciência de seus atos muito cedo.
    É possível afirmar que a partir do momento que as leis se tornarem mais rígidas quanto  à punição de adolescentes delinquentes, haverá decréscimo dos casos de violência. Dessa forma, os adultos infratores não persuadirão os jovens a praticarem delitos, como acontece em muitos casos. Além disso, a redução da maioridade penal inibirá o crime e proporcionará maior enfoque nas medidas preventivas.
   Dessarte, observa-se a urgência em controlar o comportamento juvenil. Cabe aos representantes políticos institucionalizar a idade penal aos 16 anos e, além disso, propiciar atividades educativas, trabalho social e acompanhamento psicológico em presídios destinados somente à criminosos nessa faixa etária. É necessário, ainda, que as redes sociais virtuais implementem novas medidas de segurança, proibindo conteúdos violentos ou de caráter sexual, pois, muitas vezes os jovens são influenciados por publicações desse tipo. Por fim, para a prevenção deste problema, é preciso que as instituições familiares acompanhem o amadurecimento dos filhos e os induzam à condução ética e moral.

 
NOTA: 1000

You May Also Like

0 comentários